Tom Bukovac – Nashville


Você nunca ouviu falar de Bukovac, certeza. Se você escuta country moderno (que sim, é breguinha, e pouco tem de country), certamente já ouviu suas guitarras de bom gosto, apesar das músicas pasteurizadas.
É um trabalho sujo, mas alguém tem de fazê-lo. Criar partes de guitarra interessantes em músicas desinteressantes é a função do guitarrista de estúdio nos EUA. Ao contrário do Brasil, a guitarra é valorizada mesmo nas canções mais comerciais, sempre recebendo destaque na mix. Em Nashville, além da responsabilidade que qualquer guitarrista teria, as sessões de base ainda são ao vivo, como antigamente, e os overdubs de solos e detalhes são feitos de maneira rápida. Então, além de criatividade para compôr partes, o guitarrista tem de ser rápido nesse processo, num modo de trabalho que se assemelha ao improviso. Logo, não é surpresa que esses guitarristas sejam bons improvisadores.
Bukovac, um dos mais requisitados músicos de estúdio da capital do Country, não é excessão.
Ele, que é o homem de confiança do grande produtor (e também exímio guitarrista) Dann Huff, e ficou conhecido por introduzir o som de humbukers e Marshalls (e Bogners, especialmente) no som normalmente dominado pela Fender, volta e meia posta vídeos casuais em seu pequeno estúdio. O que era pra ser um registro despretensioso acaba se tornando uma verdadeira aula de bom gosto, timming, timbre e interpretação.

Enjoy.

Anúncios

~ por Paulo Grua em 18/12/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: