50’s Wiring na Telecaster – mais rápido que trocar cordas.


 

Pra início de conversa, já mando: não sei fazer nada na guitarra além de regular o braço, a altura dos caps e ajustar as oitavas.
Parte elétrica, então, era algo tipo Nasa pra mim.

Mas, cansado de ter todos meus agudos roubados quando diminuía o botão de volume da minha guitarra, fui dar uma pesquisada em algumas mods para resolver esse problema. Me deparei com essa super simples, até mesmo para um leigo como eu. Ela já havia sido sugerida a mim pelo enciclopédia-do-rock Ziggy, mas admito que deixei a idéia de lado por muito tempo.
O grande lance é o seguinte: quando você diminui o volume, em muitas guitarras, rola uma baita perda de agudos, desproporcional à diminuição das outras frequências. Uma das soluções mais comuns é instalar um treble-bleed, onde vc adiciona um capacitor pra deixar passar os agudos enquanto corta as outras frequências ao diminuir o volume.
Ao pesquisar a respeito, vi que muita gente não curte essa mod, especialmente em Teles, e também pra quem curte fuzzes, pois o som da guita com volume abaixado, apesar de manter os agudos, soa meio magro e descaracterizado. Na dúvida, resolvi fazer a 50’s wiring, já que, além de simples e gratuita, seria facilmente reversível.
A 50’s wiring é muito simples e rápida mesmo, envolvendo apenas uma solda, a troca de um único fio de lugar, como segue nas ilustrações abaixo:

antes:

 

depois:

 

Pra quem não entende patavinas de elétrica, o que está acontecendo é que trocamos a ordem dos fatores: ao invés do som captado passar primeiro pelo circuito de Tone e depois pelo de Volume, agora o som passa primeiro pelo Volume, então pelo Tone.

A mod tem esse nome porque essa ligação era usada nas Gibsons da década de 50, inclusive o cálice-sagrado, a Les Paul ’58. Sabe-se lá porque, esse design se perdeu na história, e saiu de linha pra sempre.

Como resultado prático, o que posso comentar é que agora o botão de volume é muito mais útil pra mim. A modificação não evita completamente a perda de agudos, e talvez por isso seja muito interessante – fica muito natural. Com um som de drive, por exemplo, consigo diversas sonoridades, do limpo ao gritante, manuseando o volume, sem nunca perder todo o brilho. Vale ressaltar, na minha Tele, a diferença entre o 10 e 7 no volume é exagerada, pois o potenciômetro não é linear, mas logarítmico. Imagino que o resultado possa ter ainda mais nuances numa guitarra com pots lineares. Além disso, sinto que o botão de Tone agora é mais suave, menos abrupto, gerando mais nuances (perfeito pra solos na ponte, quando curto ligar um booster e cortar agudos com o Tone). E, com tudo no 10 (Volume e Tone), sinto que o som da guitarra está mais vivo – mas admito, é coisa sutil, e pode ser psicológico.

Quem quiser se arriscar, é uma boa, uma alteração rápida e indolor (não vá se queimar com o ferro de solda, por favor) e que trás mais versatilidade pra sua guitarra. A mod pode ser executada em Les Pauls e Stratos também, mas não vou falar do que não sei na prática aqui. Eu sei que o resultado na Tele me agradou, e fez exatamente o que eu queria – lembrando que curto uma sonoridade mais “vintage” do que “moderna”, seja lá o que esses termos realmente queiram dizer hoje em dia.

P.s. Se você já tem um “treble bleed” na sua guitarra, não acho que seja bacana ter ambos os esquemas simultaneamente mas, vai saber? Não custa, literalmente, nada experimentar.

~ por Paulo Grua em 05/07/2012.

Uma resposta to “50’s Wiring na Telecaster – mais rápido que trocar cordas.”

  1. Republicou isso em Paulo Grua.

Deixe um comentário

 
