GUITARRISTA QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER, MAS NÃO CONHECE VII – Michael Landau


Acho injusto, talvez até equivocado, colocar Landau nesta seção, “guitarrista que você deveria conhecer, mas não conhece“. Porque, se você toca guitarra, gosta de música, ou simplesmente ouviu rádio nas décadas de 80 e 90 (sim, rádio era escutável até então), certamente conhece Michael Landau. Talvez não de nome, é verdade, mas conhece de ouvir. Não ouvir falar; ouvir tocar.

Landau foi por muito o tempo “o”  guitarrista de estúdio em L.A. Seu som carcaterístico ficou marcado no inconsciente da música comercial americana e mundial. Mundial porque ele não só gravou com Joni Mitchell, Seal e James Taylor, mas também com estrelas italianas como Eros Ramazotti e astros do Brasil, como Ivan Lins.

Mais que um excelente músico para acompanhar cantores, criando texturas marcantes para suportar músicas dos mais diversos estilos, registrando guitarras em mais de 700 discos ao longo de sua carreira, Landau também é dono de uma linguagem composicional e improvisacional única. Apesar de roqueiro em essência, tendo bebido na fonte de Hendrix, Cream, Beatles e The Band, sua música caminha pelos caminhos do jazz com igual naturalidade.

Tive a sorte de vê-lo ao vivo no festival de jazz de Rio das Ostras ano passado (ou ano retrasado?), e valeu a viagem de  6 horas, entre ida e volta. Timbre, pegada, execução, interpretação… um músico singular, num tempo onde monstros do fusion são produzidos em série, mas boa parte ainda deixa aquele gosto de enlatado na boca. Landau não é robótico, mas visceral e inspirador.

Pra quem não conhece o trabalho solo dele, vou deixar aqui alguns vídeos; mas vale a pesquisa mais apurada, pois seu trabalho é extenso e constantemente de qualidade.

Enjoy.

Curtiu o som? Aqui vão algumas fotos do equipamento usado por ele:

 

* Landau acabou de divulgar um novo pedalboard, bem diferente do seu habitual:

Um Ev-5 controla o Timeline, o outro controla o volume do drive Jan Ray (ótima idéia, não?).

Michael costuma usar uma variedade de amps, sendo o Custom Audio OD-100 (marca de Bob Bradshaw) um dos mais constantes, junto do Suhr Badger. Quando viaja e não pode levar seus amps, usa um par de Fenders Hot Rod DeVille.

Anúncios

~ por Paulo Grua em 11/05/2012.

4 Respostas to “GUITARRISTA QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER, MAS NÃO CONHECE VII – Michael Landau”

  1. Muito bom, parabéns!

  2. Master pieces from last album 2012 – Organic Instrumentals:

    Big Sur Howl

    Woolly Mammoth

    Enjoy it !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: