James Valentine, Maroon 5


Não gosto do Maroon 5. Nunca gostei. Depois do show deles no Rock in Rio… Bem, continuei não gostando.

Porém… os caras merecem respeito, muito respeito. O show que fizeram no festival foi perfeito. Isso mesmo – não é porque eu não gosto da banda, que ela não pode ser tecnicamente perfeita. E não digo só de tocar certinho. Falo de conduzir a platéia na mão. Falo de energia, pegada. Falo de execução limpa, mas empolgante. E falo, claro, de timbres. Todos eles (fazendo uma excessão ao som de guitarra do vocal, que realmente deixou a desejar).

E o som de guitarra do James Valentine, claro, merece especial menção por aqui. Simpatizei de cara, visto que 90% do show foi levado em Telecasters. Nos momentos solos, fiquei impressionado não somente com os timbres – gordos e cheios, mas ainda cortando como uma boa Telecaster deve fazer -, mas com seu fraseado: deu pra notar na hora que James é um músico, não só guitarrista. O perfil que anda em falta nos holofotes de hoje – mesmo bem-sucedido, é notável sua vontade de crescer musicalmente. Ficou patente que ele anda estudando.

Nerd que sou, após o término do show, google nele. E, como eu desconfiei desde o princípio, ele, em entrevistas, falou sobre como está estudando, como curte jazz contemporâneo, como é fã de Nels Cline, Bill Frisell e outros nomes que você dificilmente encontrará em entrevistas de qualquer outra banda que esteja no Top10 da MTv.

Sobre Bill Frisell e Nels Cline, já temos artigos por aqui nesse blog. Sobre o equipamento de Valentine, bem, agora também temos.

E aqui, o link para uma entrevista muito boa e completa: http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2010/Dec/Interview_James_Valentine_Maroon_5_Hands_All_Over.aspx

Enjoy.

Anúncios

~ por Paulo Grua em 02/12/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: