Meu Pedalboard


Pois é. Pra quem não sabe, eu também toco guitarra. Como todo guitarrista, tenho uma quedinha por essas latinhas coloridas que se colocam entre a guita e o amplificador, com o único intuito de, bem, fazer mais barulho.

Recentemente, após muito tempo pesquisando equipos em lojas, palcos, estúdios e fóruns, tendo comprado/trocado/ganhado/perdido pedais à granel, olhei pra minha pedaleira, olhei pro Gear Page, e fiquei sem saber o que pesquisar. Incrédulo, até tentei mas… Estava, incrivelmente, feliz e satisfeito com o que tinha. Uma sensação incomum. Claro, eu posso trocar um pedal por outro de mesma função e características similares de outra marca, apenas pra ver se o som realmente melhora com outros ocmponentes e tal, ou apenas pra ter algo mais “estiloso”. Mas, em termos práticos, de dia-a-dia, minha pedaleira está muito bem, obrigado – se é que posso eu mesmo dizer assim.

Fuzz Factory – Alien Booster – Aria ACH-1 – Green Ringer/Orange Squeezer clone – Klon Clone (Amp D’Jour) – Tunamelt Tremolo – Dd-6 – Dm-2 – Malekko 616 (o Tu-2 estava fora da cadeia, mas costuma ficar logo após o Alien).

Tão empolgado fiquei, resolvi gravar algumas amostras dos diferentes sons que consigo com essa pedaleira. Testes com esses efeitos você encontra no YouTube.  Porém, primeiro, eu não sou o Andy; segundo, testes fora de músicas, ou apenas utilizando referências clássicas, são apenas 50% úteis. Nada se compara a investir um bom tempo com cada geringonça e tentar chegar a sons que estão na sua cabeça, ou tropeçar em sons que você sequer desconfiava que existissem. Logo, gravei-me solando insandecido e sem culpa sobre duas bases, para mostrar os diferentes efeitos que pode-se conseguir ao vivo, e fiz também um teste mais pausado, utilizando overdub – na intenção de mostrar especificamente como se pode usar alguns delays de maneira não tão convencional.

Vale lembrar que gravei tudo com apenas minha fiel escudeira, uma Epiphone Std. com um único Mean90 (single P90 em formato de humbucker) na ponte,  daí para os pedais, de lá para minha MBox2 Mini, rodando o ProTools  com Amplitbe LE (até meu plugin é vintage, vejam só).  Resultados em amplis de verdade  ficam mais profundos, dinâmicos e com mais corpo/sustain (á, o feedback, que falta faz), mas a idéia principal está aí.

Enjoy.

Teste geral – http://www.4shared.com/account/file/231142722/9f492c04/teste_pedais2.html

Começo com o som clean, com apenas um toque de delay do meu Dm-2, depois ligo meu clone do Klon. Logo após, deixando o Klon ligado, aciono meu querido bizarro Chorus Aria ACH-1, genérico japa dos anos 80 do Boss CE-2, ajustado com quase tudo no máximo. Depois, desligo o chorus, e ligo meu Green Ringer.  Depois, desligo-o e ligo o Alien Booster. Depois de um tempo, aciono meu DD-6 no modo Reverse, com Mix a 100% e, na última frase, mantenho o DD6 e aciono o Green Ringer e o Chorus.

Delays – http://www.4shared.com/file/231122918/d16f4e73/teste_pedais2b.html

O primeiro som é o riff com o compressor (estilo Orange Squeezer) mais o Malekko 616, ajustado para apenas uma repetição e com a modulação ligada, num ajuste um tanto exagerado. Num lado do estéreo, coloquei uma melodia com o efeito reverse do DD-6, e no outro, uns feitos com o Dm-2 com bastante feedback. No trecho seguinte,  Malekko num ajuste mais convencional e feedback alto, e logo depois somo a ele o Dm-2 também com bastante repetições. O último trecho é um recurso muito legal que descobri com o DD-6. Também é no modo reverse, mas num tempo mais rápido, gerando ume feito estilo sequenciador. Eu sempre penso em “Won’t Get Fooled Again” quando toco com esse ajuste hehe.

Teste-drive-fuzz-booster- http://www.4shared.com/file/234200049/d0ab77cd/teste_pedais2c.html

Aqui eu começo com o Klon somente, depois somo o Alien Booster. Depois desligo o Alien e ligo o Fuzz Factory. Depois, junto do Klon e do Fuzz Factory, ligo o Alien, resultando no meu som mais hi-gain. De novo, o Dm-2 ficou ligado ao longo de tudo.

Espero que seja útil pra alguém!

~ por Paulo Grua em 05/03/2010.

2 Respostas to “Meu Pedalboard”

  1. porra, pq eu não pensei em tirar o dd6 da caixa pra usar o reverse antes O.o

    está em boas mãos! MUITO boas mãos!

    NUM VENDE ELE MESMO NÃO!!!! HAHAHA

  2. Só delay “top” hein Grua? Gostei…

Deixe um comentário

 
