Hendrixismos Bahianos


Muitos artistas brasileiros parecem sofrer de uma inconstância crônica em suas carreiras. Quer pelo desleixo de gravadoras ou amadorismo de empresários, quer pelo excesso de drogas ou ânsia por atenção da mídia, mesmo após estabelecidos, músicos sensacionais perdem o impacto e a força ante ao público. Muitos se mantém nas colunas de fofoca, ou comentam sobre assuntos variados nos cadernos de cultura, mas as gerações novas não fazem idéia de porque eles estão lá.

Um caso assim é Pepeu Gomes. Como guitarrista do seminal Novos Baianos e posteriormente em carreira solo, sintetizou como poucos a fusão do rock com nossas próprias idiossincrasias tupiniquins nas décadas de 70/80.  Em contraste, em anos recentes, fez discos acústicos açucarados para animar coquetéis, e seu último hit foi uma versão constrangedora de “Garota Dourada”.Isso porque nem comentei “Masculino e Feminino”, mas, bem, eram os anos 80, ninguém passou incólume por eles (nem o já citado Jeff Beck).

Mas, para atiçar a curiosidade dos neófitos e refrescar a memória dos dinossauros, nada melhor que alguns clipes com momentos geniais desse que, sem dúvida, é um dos maiores guitarristas brasileiros, e cuja linguagem nas seis cordas devia ser estudada como parte do currículo obrigatório de qualquer escola de música (viu, EMT?). Um brazuca que soube muito bem usar da antropofagia modernista para criar uma arte nova, universal e unicamente brasileira ao mesmo tempo.

Enjoy.

Anúncios

~ por Paulo Grua em 27/02/2010.

Uma resposta to “Hendrixismos Bahianos”

  1. Pepeu destrói

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: