Surfista Prateado


Pois é, vejam como são as coisas. Há 5 anos atrás, se alguém citasse guitarras com acabemento metálico, eu citaria meu então sonho de consumo sem pestanejar: a Chrome Boy. Desde a primeira vez que a vi nas mãos do Satriani, fiquei fissurado. A guitarra é linda, mas na contra-mão das bizarrices e velharias que costumo curtir hoje em dia. Ela está mais para um F1 que para um Mini.

Diferente das Trussart, que são inteiramente de ferro, e das Zemaitis, que apresentam um tampo de metal, as JS Chrome são na sua maioria de basswood com acabamento cromado e, depois, acabemento de alumínio, à excessão das JS10th, cujo corpo é de Luthite, com acabamento cromado.

Essas guitarras são raras não apenas pelo fato de serem custom ou muito caras; a Ibanez quebrou a cabeça pra tentar aplicar um acabamento cromado em madeira e, mesmo com muito esforço, todos os acabamentos apresentavam falhas, pequenas ou gritantes. A JS10th, com corpo de Luthite, foi uma tentativa de minimizar os problemas, mas o corpo plástico também não recebeu muito bem o cromado, e a empresa acabou desistindo da abordagem. As Chrome mais recentes, de fato, não são chrome; a Ibanez, para a série JS2PRM, voltou para a madeira, mas resolveu aplicar um acabamento em alumínio, não cromado. O resultado continua lindo; levemente diferente, mas continua agradando fãs.

Infelizmente, “Pearly”, o primeiro protótipo da JS2CH original, que o Satriani usou extensivamente, foi roubado em 2002, e nunca mais recuperada (maldito mercado negro de colecionadores!). A Chrome Boy original tinha esse nome por apresentar não DiMarzio Fred, mas Seymour Duncans Pearly Gates na ponte (pra quem não sabe, o Joe idolatra o Billy Gibbons):

Seguem abaixo algumas fotos das Chrome cromadas e das de alumínio:

Aqui, uma JS2PRM, de alumínio:

A original de novo:

Anúncios

~ por Paulo Grua em 19/01/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: