É um pássaro? É um avião? Não, é a guitarra de aço!


Eu realmente não faço idéia do quê. Mas tem algo de especial em guitarras de aço. Tem que ter.

As primeiras guitarras que se tornaram populares com uma aparência “ferrosa” foram as Zemaitis, do luthier londrino Tony Zemaitis (esse pessoal sempre tem um sobre-nome peculiar, não?). Elas ainda eram todas de madeira, e apresentavam um escudo de aço por cima do corpo, no lugar do tradicional tampo de maple. A idéia era apenas reduzir o chiado, mas as gravações ornamentando a peça fizeram um baita sucesso. A marca acabou sendo vista no mundo todo nas mãos de alguns grandes artistas, sendo provavelmente Ronnie Wood o mais famoso.

Porém, a primeira marca a efetivamente popularizar um conceito de guitarra “de aço” foi a Trussart, do músico e luthier parisiense James Trussart. Ele diz que o aço tem qualidades únicas no quesito sustain e definição, e por essa cartilha rezam muitos de seus clientes, incluindo o sempre misterioso Billy Gibbons (que elogia tudo, mas vai lá saber o que ele realemnte usa), o Corvo Negro Rich Robinson, e o genial Marc Ford (esse vai ter um tópico só pra ele). As guitarras são obras-de-arte, e, como tais, custam um pouquinho mais que as marcas tradicionais. No entanto, James Trussart baseia seus modelos em designs consagrados, diferente da Zemaitis.

Agora, o que me moveu a escrever sobre o assunto, de fato, foi o trabalho de uma marca ainda relativamente desconhecida: Loic Le Pape. Sim, mais um francês. Vi seu link no excelente blog http://guitarz.blogspot.com/, e logo me chamaram a atenção dois modelos, que de certo vão popular meus sonhos por um tempo:

Uma bizarra, inspirada numa Ciclone, senão me engano, e uma Les Paul Junior – já deu pra perceber que gosto mesmo dessa guitarra, né? Sem contar a mistura de extremo bom gosto de p90s e Filtertrons.

Não consegui ver os preços dessas daí, mas na Namm desse ano a Trussart apresentou seu modelo mais barato: a US$4.000,00 e mais uns trocados. Se vale a pena, só testando – se alguém souber de uma dessas por aqui, acene!

Seguem mais algumas fotos de guitarras de aço, e bons sonhos:

Anúncios

~ por Paulo Grua em 19/01/2010.

3 Respostas to “É um pássaro? É um avião? Não, é a guitarra de aço!”

  1. po grua, a two tone tem uma steeldevil por 15mil lá na loja deles: http://www.twotone.com.br/produto.asp?id_produto=1908&id_catalogo=5

    belissimo post! adorei esse loic le pape!

    • 15 barão? Viagem heheh
      MAs elas sõa caras mesmo, por volta dos US$5.000… Mas que deve ser irado chegar numa gig com uma guita dessas, isso deve hahah

  2. grua, agora pensa: uma gibson que lá se acha por 5500 a 5900 dolares chega aqui por 23mil, uma que custaria uns 5mil por 15 estaria “barato” não?

    http://www.twotone.com.br/produto.asp?id_produto=1964&id_catalogo=5

    é, não da pra entender a logica brasileira de lucro mesmo….

    agora, que uma trussart é um sonho meu, ah isso é!!! aquele visual velho e detonado de algumas é um sonho! (e o timbre tmb é bem peculiar…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: